Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental.

Depoimentos

Depoimentos de pacientes e alunos

Data: n/d – Autor: (a)  Lucimaría Conceição Souza

Mensagem:  Eu Lucimaría, mãe da Vitórya, encontrei ajuda aqui no Instituto para poder lidar com os medos e pesadelos dela.
Ela era insegura, mal conseguia ficar em um determinado lugar sozinha.
Começou o tratamento (acompanhamento) e logo pude ver melhora, pois em poucos dias ela já conseguia falar sobre o que incomodava, coisa que ela não fazia. Hoje ela está mais calma, conversa comigo falando o que a incomodava e o quanto ela se sente segura e feliz com a Doutora Ivone.
Mas antes disso eram pesadelos horríveis, sem falar que ela associou esse fato à outro medo que ela tinha em dormir no quarto dela, que era o que ela mais queria e foi montado do jeito que ela queria (sempre sonhou).
Ela continua sendo acompanhada, está super bem e eu só tenho a agradecer ao Instituto pela ajuda quem vem dando a minha filha.

Data: n/d – Autor: (a)  I.R.H.

Mensagem:  Me chamo I. R. H., e venho tendo atendimento psicológico no Instituto Cuida de Mim há um certo tempo. Isso vem sendo de extrema importância na minha vida, e de certa forma, na minha transição da adolescência para a fase “adulta inicial”.
A cada sessão descubro uma coisa nova e compreendo mais sobre o que acontece no meu interior. Com o passar das sessões percebi que não preciso carregar tudo dentro de mim, agora sei que posso desabafar meus problemas com alguém, desde os menores aos graves. O Instituto apareceu em minha vida em uma fase difícil para eu e minha família, e graças à minha psicologa (e ao Cuida de Mim) estou aprendendo a lidar melhor com a situação, tentando ajudar a minha mãe a passar por isso também e vendo que talvez sempre tenha uma chance das coisas melhorarem.

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Anos atrás comecei a sentir a necessidade de procurar ajuda psicológica devido às perdas que tive na vida.
Apesar de ter direito a tal tratamento a demanda na rede pública é muito grande, o que dificulta consegui-lo. Passei então a pesquisar outros locais onde tal atendimento poderia ser conseguido. Dentre os que achei a proposta do Instituto Cuida de Mim atendia minhas necessidades, pois realizava atendimentos aos policiais. Antes de iniciar o atendimento passei por uma entrevista para expor as minhas necessidades. Posteriormente fui “aceito” e passei a comparecer nas sessões. Tinha uma ideia deturpada de passar nesse tipo de consulta / sessão / análise, pois na própria polícia os que as fazem são taxados de loucos, mas realmente na época isso não me importava devido meu estado. Ao ir nas sessões e “enfrentar” a fera entendi que a ajuda que tais profissionais prestam é de grande valia. Agradeço a Deus e ao Instituto Cuida de Mim por estar me resgatando e me ajudando a atravessar essa “ponte” até então desconhecida pra mim e meus sentimentos. Hoje começo a sair daquele personagem que vivi na minha vida inteira e começo a viver uma fase de muitas descobertas.
Muito obrigado psicologa Hilda e ao Instituto Cuida de Mim por fazerem parte da minha vida.

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Eu entrei faz cerca de um ano, e tive muita ajuda e muita atenção. Nunca tenho vontade de faltar e vir pra terapia é um alívio e me faz ficar muito bem.
Melhorei muito desde que vim pra cá e sinto uma enorme diferença desde que tenho conversado com a Hilda. Meus pais participam e procuram ajudar também. Tenho um enorme prazer em vir pra cá, e as vezes é a melhor parte do meu dia.
Mesmo se eu tivesse alta, gostaria de ficar. Agradeço muito por ter essa oportunidade de estar aqui e receber a terapia.

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  A terapia é muito importante, onde conseguimos entrar em contato com sentimentos, até então desconhecidos, confusos e perdidos.
Isso só é possível com a ajuda de ótimos profissionais dentro do Instituto e abrindo nosso coração, para que tenha esse momento tão delicado e importante, onde muitas vezes te levanta, te tira de um grande e profundo buraco. Muito obrigado a todos.

Data: 11/05/2015 – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Sou uma pessoa desesperada com fortes tendências ao suicídio. Todas as vezes que falo com a psicologa eu me escuto, e me sinto bem melhor. É muito gratificante saber que podemos contar com alguém que nos escuta sem nos julgar. Sem apontar nossos erros, nossos defeitos.
Para mim a terapia é uma benção e a pessoa que me ouve é alguém abençoada por Deus. Um anjo que Deus colocou para me ouvir sem me julgar. Para mim uma hora é pouco, passa tão rápido. E eu realmente saio aliviada da terapia.

Data: 06/12/2010 – Autor: (a)  Bruna (Aluna da 8ª C da Escola Maria de Lourdes Albergaria)

Mensagem:  As aulas de violão foram gratificantes, pois pude realizar um sonho. Sem dúvidas, Luana é a melhor professora! Adoro as aulas e pretendo seguir em frente tocando violão. Acho que todos que participaram deram o seu melhor e eu acho que me olhar no espelho sabendo que fui capaz de “pegar” a última música me faz muito bem. Então gostaria de agradecer a ONG e a professora por me dar a chance de ser quem sou hoje, muito mais confiante. Repito, eu tenho a melhor professora!

Depoimentos de professores e instituições parceiras

Data: n/d – Autor: (a)  Amanda B. Andreassa (Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes – SAICA)

Mensagem:  Gostaria de agradecer MUITO pela parceria firmada, além da disponibilidade, e da atenção dedicada às nossas crianças desde o início.
Enquanto Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA), sentimos a falta de Serviços de qualidade, que atendem as necessidades das crianças/adolescentes no que se refere à psicoterapia e psicopedagogia, considerando a escassez destes na rede pública.
O Cuida de Mim, chegou em um momento importante, e vem nos auxiliando no desenvolvimento e bem estar das nossas crianças.
Gostaria de ressaltar, a forma carinhosa como fomos recebidos, agradecendo especialmente a Ivone, pelo empenho e rapidez em nos atender, e pelo profissionalismo de toda Equipe de Profissionais do Instituto.
“Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.”
As nossas crianças agradecem!!!!

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Com certeza nossos encontros sempre apresentam um resultado muito positivo, mesmo em alguns dias com algumas preocupações, seja com os alunos ou familiar.
Acabamos por nos centrarmos nos assuntos do dia e nos renovando.
Minha sugestão é que continuem conosco e continuem nos proporcionando momentos de prazer com músicas, brincadeiras e muita conversa.

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Gostaria de agradecer o trabalho feito pelo grupo do Cuida de Mim pois nos trouxe a oportunidade de expressar nossos sentimentos, angústias e alegrias.
É muito importante ter alguém que nos escute. Só escute, com a imparcialidade necessária nos momentos de desabafo. Um sorriso, um abraço, um olhar… tudo é importante.
Obrigada também pela ajuda direta com nossos alunos mais problemáticos.
Que Deus as ilumine e auxilie na continuidade dessa missão.

Data: n/d – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Os encontros foram bastante produtivos e “relaxantes”, onde pudemos refletir e analisar nossa postura e comportamento, em sala de aula, e também na vida pessoal.
Esses momentos são muito importantes para integrar mais o grupo e é uma boa oportunidade de trocarmos nossas experiências e vivências.
Obrigada por tudo!

Data: 06/12/2010 – Autor: (a)  Depoimento anônimo para preservar a identidade do paciente

Mensagem:  Gostaria de agradecer o trabalho feito pelo grupo “Cuida de Mim” pois quando estavamos angustiadas, souberam nos ouvir com paciência e sempre tinham alguma palavra amiga para nos dizer ou nos acalmar, sempre levantando nossa autoestima.
Gostaria também que esses encontros continuassem no decorrer do ano de 2011. Obrigada por tudo!

Data: 06/12/2010 – Autor: (a)  Rosa (Professora da Escola Maria de Lourdes Albergaria)

Mensagem:  Gostei muito de ter um acompanhamento psicológico, pois me senti mais segura de como lidar com o meu estresse, ansiedade e emocional. Quanto aos alunos, pude conversar melhor com eles e aliviar um pouco as incertezas que cada um traz nas suas bagagens.

Data: 06/12/2010 – Autor: (a)  Marisa D.Calle (Professora da Escola Maria de Lourdes Albergaria)

Mensagem:  Gostaria de parabenizar os profissionais envolvidos com o Instituto Cuida de Mim. A brilhante iniciativa, faz-me acreditar que  podemos fazer a diferença com simples gestos.

Depoimentos de Amigos do Cuida

Data: 01/10/2010 – Autor: (a) Marcos Ota

Mensagem: Os encontros foram bastante produtivos e “relaxantes”, onde pudemos refletir e analisar nossa postura e comportamento em sala de aula e também na vida pessoal.  Esses momentos são muito importantes para integrar mais o grupo e é uma boa oportunidade de trocarmos nossas experiências e vivências. Obrigada por tudo!