Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental.

Como ajudar crianças através de instituições?

0

De acordo com dados das pesquisas de 2017 do IBGE, existem aproximadamente 38 milhões de crianças no país. Este número nos faz pensar no quanto essas crianças vivem realidades diferentes, seja de educação, saúde física ou mental e qualidade de vida.

Muitas crianças têm dificuldade de acesso à educação e cultura, a tratamentos de saúde mental, física ou para diagnósticos mais específicos, ou até mesmo trabalham para ajudar na renda familiar. Tudo isso as distancia de uma boa qualidade de vida.

Diante disso, surge a importância de apoiar a população com as demandas relacionadas às crianças. É uma população grande, que precisa de muita atenção e cuidado pois ela vive uma fase de desenvolvimento muito importante.

No Brasil temos diversos Institutos e ONG´s que olham para essas necessidades infantis. Porém muitos deles precisam de apoio da sociedade para manter suas atividades e conseguirem ajudar crianças com diferentes histórias de vida e condições.

Você sabe como ajudar crianças através de um Instituto ou ONG?

Existem diversas formas de ajudar crianças através de Institutos e ONG´s. Fizemos uma lista das mais comuns:

  • Voluntariado: dessa forma, as pessoas dedicam um pouco do seu tempo e/ou conhecimento para apoiar direta ou indiretamente as crianças atendidas pela instituição. Esse apoio pode acontecer através de aulas, prestação de serviços e inclusive, carinho e tempo;
  • Doações: os Institutos e ONG´s aceitam doações dos mais diversos tipos. Pode ser financeira ou de roupas, utensílios domésticos, acessórios, móveis, livros ou brinquedos que podem ser encaminhados para pessoas necessitadas ou vendidos em bazares, com o objetivo de arrecadar fundos para financiar os projetos. Essas doações podem ser pontuais ou periódicas, de acordo com as suas possibilidades;
  • Doação de créditos: é uma forma de doação que já é válida em São Paulo, e inclusive é aceita pelo Instituto Cuida de Mim. Você pode cadastrar o Instituto no site da Prefeitura Municipal de São Paulo. Automaticamente, todos os seus créditos da Nota Fiscal Paulista sejam revertidos para o Instituto. Saiba mais sobre essa modalidade;
  • Divulgação: se você não tem condições financeiras ou disponibilidade de tempo para ajudar alguma instituição, você pode compartilhar com as pessoas que conhece as informações sobre o local e o trabalho que fazem! Ajudar a divulgar é uma forma muito importante de fazer as causas ganharem força e conhecimento da população;
  • Comprando em bazares e feiras, ou participando de eventos: muitas dessas instituições fazem eventos, feiras e bazares com o objetivo de arrecadar fundos, e participar deles é uma ótima forma de colaborar, e normalmente muito divertida também. É interessante porque você pode organizar um grupo de amigos ou familiares para comparecer também, e assim, mais pessoas colaboram.

Vale lembrar que cada instituição tem suas peculiaridades, então é importante entrar em contato com elas para checar quais as formas de ajudar são aceitas ou priorizadas.

Mas como sei que instituição devo ajudar?

Entenda quais são os seus principais valores, e quais causas são as mais importantes para você. Esse é um primeiro passo muito importante para ajudar na sua escolha! Com isso definido, pesquise quais são as instituições na sua região que trabalham com essas causas, visite-as ou converse com os responsáveis e veja o trabalho de perto. Com certeza, você se sentirá muito feliz e animado em ajudar um Instituto ou ONG.

O que achou deste artigo? Se quiser conhecer o nosso trabalho, acesse esta página.

Um abraço,

Equipe do Instituto Cuida de Mim

Compartilhe

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.