Instituto Cuida de Mim
Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental

Bem-Vindo ao Instituto

DESTAQUE

 

 

Redes Sociais
del.icio.us Digg.com Facebook Google Twitter

Nossa História

O projeto do Instituto Cuida de Mim surgiu em 2007 a partir de reflexões e questionamentos de um grupo multidisciplinar de profissionais com experiência e prática clínica, obtidos no Instituto Sedes Sapientiae, bem como através de atividades em consultórios particulares e outras instituições.

É de conhecimento geral que apenas uma parcela pequena da população tem acesso a cuidados e tratamentos na área de saúde mental, enquanto a grande maioria, justamente sua camada mais vulnerável, permanece sem o devido e necessário atendimento, em contraposição a aquilo que prevê o artigo 196 da Constituição Federal que reza ser "a saúde um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

Assim, esta equipe acredita ser de fundamental importância a criação de um espaço onde a população de baixa renda, habitualmente pouco assistida na área de saúde mental, tenha também acesso e, sobretudo, direito a este conjunto de serviços.

A permanente falta de suporte social às populações de baixa renda contribui para a deterioração da saúde mental da população afetada e essa por sua vez, se torna um entrave para o desenvolvimento. Uma intervenção de qualidade poderia contribuir para romper essa cadeia de causa-efeito: estados de privação, doença mental e falta de perspectiva de desenvolvimento.

Este projeto, Instituto Cuida de Mim, fica justificado principalmente para que a população necessitada de cuidados terapêuticos não precise deslocar-se para áreas afastadas na busca de atendimento. O grupo intervirá onde sua população necessitar de seus serviços.

Assim, em reunião de Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 18/08/2008, foi constituído formalmente o Instituto Cuida de Mim – Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, cadastrado sob o CNPJ 10.414.224/0001-01, em 03/10/2008, pela seguinte equipe fundadora: Ana Regina Caner, Eliana França Leme, Eliodora Taisis Fugikaha, Fabiana Hueb Abdala, Fátima Cecilia Justo Sartini, Ivone Honório Quinalha, Letícia Bruna Pingeot Brodoloni, Maria Beatriz Carvalho Sica, Maria Lúcia Oliveira Ribeiro de Queiroz, Rejane Maria Alves Pinheiro Paganini, Vera Lúcia Casagrande Ardito.

Declaração de Utilidade Pública 

No dia 15 de Fevereiro de 2013, através do Decreto nº 53.734, o Instituto Cuida de Mim foi reconhecido como de Utilidade Pública, pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, conforme publicação do Decreto no Diário Oficial em 16/02/2013.

 
Endereço - Sede : Av. Melchert, 606 – Vila Matilde – São Paulo/SP - CEP 03508-000 – Telefone : 2651-2313
Copyright © 2010 Instituto Cuida de Mim. Todos os direitos reservados.