Instituto Cuida de Mim: Centro de Atendimento, Estudos e Pesquisas em Saúde Mental.

Ano 2011

Doações Alimentos

Durante o ano de 2011, recebemos e repassamos para a comunidade, diversos alimentos tais como: arroz, feijão, açúcar, farinha, leite, óleo, macarrão, etc., totalizando : 333 quilos, 66 pacotes, 7 litros e 3 latas.

Atendimentos

Atendimentos terapêuticos multidisciplinares e apoio a profissionais

Todos os atendimentos relacionados a seguir foram realizados gratuitamente aos alunos, professores, equipe gestora da Escola Albergaria e comunidade, dentro do projeto “Saúde Mental de Mãos Dadas com a Escola”. Os atendimentos foram realizados por psicólogas, psicopedagogas e fonoaudióloga do Instituto Cuida de Mim.

Atendimento ao grupo de professores

Os atendimentos foram realizados quinzenalmente com grupo de professores da Escola Albergaria.

Foi realizado um total de 127 horas de atendimentos, atendendo a um público de 41 professores, na faixa etária de 25 a 59 anos.

Estes atendimentos foram efetuados dentro da própria Escola Albergaria, por psicólogas do Instituto.

Atendimento ao grupo de adolescentes (Roda de Conversa)

Os atendimentos foram realizados semanalmente com grupo de alunos das turmas das 6ª, 7ª e 8ª Séries, na faixa etária de 11 a 16 anos.

Foi realizado um total de 415 horas de atendimentos, atendendo a um público de 157 alunos do sexo Masculino e 122 do sexo Feminino.

Estes atendimentos foram efetuados dentro da própria Escola Albergaria, por psicólogas e psicopedagogas do Instituto.

Atendimento individual

Estes atendimentos foram realizados na Sede do Instituto.

Os atendimentos individuais foram realizados pelas psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagogas do Instituto, na nossa Sede.

Foram atendidos alunos, seus responsáveis, professores, funcionários e comunidade, em um total de 1080 horas de atendimentos de psicologia, 142 horas de atendimentos de fonoaudiologia e 87 horas de atendimentos de psicopedagogia.

Atividades sócio-culturais e educativas

Todas estas atividades foram realizadas gratuitamente aos alunos, pelas professoras de música e ballet do Instituto Cuida de Mim.

Aulas de Percussão

Foi realizado um total de 40,5 horas de aulas de percussão, atendendo a um público de 19 alunos do sexo Masculino e 12 do sexo Feminino, na faixa etária de 8 a 13 anos.

Aulas de Ballet

As aulas de dança foram dadas aos alunos, na própria Escola Albergaria, fora do horário escolar.

Foi realizado um total de 38 horas de aulas de dança, atendendo a um público de 41 alunas, na faixa etária de 6 a 11 anos.

Aulas de Violão

As aulas de violão foram dadas aos alunos, na própria Escola Albergaria, fora do horário escolar.

Foi realizado um total de 217,5 horas de aulas, atendendo a um público de 39 alunos do sexo masculino e 12 do sexo feminino, na faixa etária de 6 a 16 anos.

Projetos

Projeto Água

Este projeto visa a conscientização sobre a importância da água para o ser humano e o planeta, divulgando informações e dicas, procurando educar os alunos sobre como utilizá-la de forma racional, evitando desperdícios.

Projeto Amizade

Vivemos em um mundo tomado por maus comportamentos e falta de amor ao próximo. Essa realidade tem influenciado os nossos alunos, fazendo com que o tratamento cortês seja substituído pela falta de respeito a si mesmo, aos colegas, professores e funcionários da escola.

Acreditamos que a conscientização dos alunos quanto às regras de convivência seja de fundamental importância para os relacionamentos que aqui se formarão. O Projeto “Amizade” traz os alunos a uma reflexão sobre a forma de como se vêem (auto-estima), como se relacionam e como são vistos pelos amigos e pela sociedade.

Este projeto é construído pelos próprios alunos, pois acreditamos que aquilo que ajudamos a construir tem um sabor diferente e um valor inestimável. Os alunos ficam responsáveis por várias atividades, subdivididas nos seguintes temas: música, teatro, artes, escrita e estratégia.

O objetivo deste projeto é dar oportunidade para que os alunos vivenciem situações que favoreçam o bom relacionamento entre os colegas, professores e funcionários da escola, cultivando assim atitudes de cortesia e respeito uns com os outros, resgatando os valores éticos e de companheirismo.

Palestra sobre Sexualidade

Através de pesquisas efetuadas, identificamos que os alunos têm muita informação, mas poucos esclarecimentos sobre o assunto.

Efetuamos palestras sobre o tema para os alunos das turmas da 6ª, 7ª e 8ª séries.

Atendimentos na creche CCA Beata Miriam

Efetuamos uma parceria com o Centro Social e Educativo Beata Miriam, promovendo aulas de violão a um público de 34 crianças, na faixa etária de 9 a 14 anos.

Efetuamos atendimentos de fonoaudiologia para 14 crianças, na faixa etária de 5 a 14 anos.

Todas estas atividades são desenvolvidas na própria creche.